Essa página é o espaço para todos na Escola Rotary Renato Leite em Ilhéus compartilharem suas percepções, conhecimentos e sucessos em relação a essa experiência recente em nossa escola que é a inclusão. Até porque para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano escolar precisamos TODOS estar incluidos, conhecendo essas necessidades e superando-as juntos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PELOS OLHOS DE EMANUELA


Um vídeo produzido pelos alunos da escola refletindo sobre a inclusão escolar.

O vídeo ainda vem. Estamos organizando os termos de consentimento e ajustando a edição. Mas vamos contar um pouco como foi feito.

A idéia surgiu da pergunta: como os colegas surdos vêem a escola e tudo aqui? Quais as dificuldades? O que mais gostam? E não só eles, mas todos os envolvidos, o que pensam? A idéia era fazer de Rauana, aluna cega, a linha do vídeo, conversar com sua mãe...Mas não deu. Quem sabe no próximo? Aí tudo meio que se perdeu. O que fazer? Ah, vamos fazer entrevistas com todos, com representantes de todos na escola. Reunimos a equipe (os líderes) e pedimos reforço a alguns alunos da 8ª série. Dândara e Hismille desataram nas entrevistas, o grupo procurando música, etc... Daí apareceu Emanuela com outros colegas para fazer uma atividade na sala que estamos gravando. Para PELOS OLHOS DE EMANUELA foi só questão de tempo. Ela gravou a sequência de vídeo pela escola. De cara foi muito bom. Um detalhe aqui outro detalhe ali, todo mundo ajudou. A coordenaora Luciane fez a primeira versão da edição. Assistimos. Emanuela adorou. Mas alguns ajustes foram necessários e estamos nesse processo. Daqui há pouco vocês vão poder assistir.




Um comentário:

  1. Luciane estou esperando o video para assistir direto do blog. Este projeto vai bombar!!!!
    Bja, Helendutra

    ResponderExcluir