Essa página é o espaço para todos na Escola Rotary Renato Leite em Ilhéus compartilharem suas percepções, conhecimentos e sucessos em relação a essa experiência recente em nossa escola que é a inclusão. Até porque para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano escolar precisamos TODOS estar incluidos, conhecendo essas necessidades e superando-as juntos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Inclusão Escolar


O mundo está costantemente mudando,e algumas pessoas têm a habilidade de prever as novas necessidades,as próximas modificações; são essas pessoas que se destacam em meio às novidades, pois estão sempre à frente, adotando os novos paradigmas. A verdade é que estamos sempre seguindo paradigmas e, quando eles entram em crise, vivemos um período de insegurança, mas também de liberdade para inovar.No momento, a instituição escolar está excessivamente burocrática, e faz-se necessário romper com este paradigma para que ela volte a fluir, a atingir todos os alunos sem preconceitos, tornando a inclusão um processo natural e banindo qualquer preconceito cultural, social, étnico ou religioso.A escola tem-se aberto a novos grupos sociais, mas sem reformulação de conceitos e de conhecimentos. Assim, o ensino é massificado e não há troca de experiências – isto é o que chamamos de democracia!O pensamento que norteia o atual sistema é muito mecanicista, e discrimina claramente os normais e os deficientes, o ensino regular e o especial, como também cada uma das disciplinas estudadas na escola. Aí está a burocracia excessiva, já que o conhecimento é construído a partir da interação das diversas áreas, e não de maneira segmentada. A parte criativa, subjetiva, foi desprezada. Mas a educação deve ser voltada para uma cidadania plena.
Polêmicas envolvidas:
  • Professores da educação especial temem perder o que conquistaram
  • Professores do ensino regular são inseguros
  • Profissionais da saúde tratam alunos com dificuldades de adaptação como pacientes
  • Pais de alunos 'normais' temem uma queda na qualidade do ensino
A integração escolar abrange turmas especiais dentro do ensino comum, para que todos aprendam igualmente, utilizando para isso todos os recursos necessários. Já a inclusão é mais radical: exige modificações na perspectiva educacional.

3 comentários:

  1. Luciane, muito bem colocado seu blog Inclusivo, no momenteo em que vc convida toda a escola para esta reflexão no âmbito da inclusão é muito importante que os alunos possam interagir neste espaçõ virtual de aprendizagem. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. muito bonito que legal achei ótimo esse blog pois fala sobre um assunto que vivemos no nosso dia a dia!!!!!!!!!!
    jamile 12

    ResponderExcluir
  3. eu adoreiiiiiii a filmagem de Emanuela!!!!!!!

    ResponderExcluir